CAVALINHO DE PAU
Nilza Chagas de Amorim
Graduanda em Pedagogia, vespertino
Com o objetivo de atender a solicitação da professora de Literatura e Educação do Curso de Pedagogia, segundo semestre da UNEB, em Lauro de Freitas, escolhi o livro de história infantil Cavalinho de Pau, da autora brasileira, baiana Mabel Veloso, para fazer uma análise que tem como finalidade a nota da segunda avaliação.
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O livro de Literatura Infantil Cavalinho de Pau, da autora Veloso, MABEL, é de um bom tamanho, leve e de fácil manuseio, possui 24 páginas, com a encadernação no formato brochura, faz parte da coleção Dente de Leite, Editora: Paulinas, 9ª edição – 2011, ilustrado por MARTINEZ. Tem uma linda capa plastificada, atraente e sedutora, colorida com a imagem representando um espaço aberto com plantas, um cachorrinho e uma lagartinha. Em destaque, um menino montado no seu cavalinho de brinquedo, todas essas imagens expressando alegria. As ilustrações internas igualmente atraentes e sedutoras possuem grandes desenhos alegres coloridos e harmônicos que expressam a história utilizando a maior parte do espaço, representado muito bem as emoções. Letras bem legíveis e de bom tamanho, agradáveis aos olhos, com textos curtos e claros, e com uma linguagem de fácil compreensão.
O Cavalinho de Pau é narrado por um narrador observador. Direcionado ao público infantil, porém, tanto a criança quanto o adulto poderão se deleitar com sua história, pois a narrativa é centrada na infância e no ambiente familiar, como a casa, o quintal e a construção do brinquedo feito pelo pai, fazem o leitor viajar em suas recordações tornando a leitura prazerosa. Ele possui uma narrativa fechada, curta, agradável que seduz o leitor, onde o real e o imaginário se confundem. Contudo, no desenrolar da narrativa, o mesmo logo verificará que o menino cansado de brincar com o cavalinho feito pelo pai a partir de um cabo de vassoura velha e nela presa uma fita colorida e, que tem a função de rédea, adormece na rede e sonha. No seu sonho, ele vive uma aventura fantástica, pois o cavalinho ganha vida e o conduz em uma aventura extraordinária. Ao despertar do breve sono gargalhando, consequência das fortes emoções vividas, cansado, pernas doendo, o corpo todo suado, fica sem entender o porquê do brinquedo inerte ao seu lado, e assim termina a alegre história.
Escolhi o Cavalinho de Pau dentre outras historinhas lidas, porque esta em especial, me fez voltar aos meus tempos de criança, despertando suaves emoções e, como também, pela sua ludicidade e pelo seu importante significado pedagógico. No seu desenvolvimento encontramos elementos comportamentais e culturais que além de educar, também fazem parte da infância, como: vida em família, brinquedo e brincadeira, sentimentos de amizade, carinho e companheirismo, a importância do esquecimento das mágoas, diferença entre o concreto e o abstrato, a compreensão de sonho e de realidade enfim, fatores sociais que imprimem um enorme significado ao mundo infantil e que bem mediado ajudará no contexto educativo do educando e por que não dizer, do educador?